Vivaldi Social is one of the many independent Mastodon servers you can use to participate in the fediverse.
Vivaldi Social is part of the Mastodon network and is hosted in Iceland by the makers of Vivaldi Browser. Everyone is welcome to join.

Administered by:

Server stats:

11K
active users

| Os ônibus não aceitam mais dinheiro e você agora pode pagar com cartão bancário com aproximação. O resto continua igual:

🔗 meutedio.com/2023/07/sobre-oni

www.meutedio.com🚌 Algumas dicas sobre ônibus no centro de Brasília
More from
Helen Fernanda

@helenfernanda meu sonho! Aqui na Grande Vitória inventaram um cartão só para transporte coletivo

Helen Fernanda

@lffontenelle Inventaram? Acho que toda capital tem isso há algumas décadas. 😂🤣

@helenfernanda inventaram no sentido de "inventaram moda", "inventaram de fazer", decidiram isso mas bem que podiam ter decidido o contrário

@lffontenelle Você não gosta? Eu acho perfeito e nunca vi ninguém que anda de ônibus reclamando disso. Te atrapalha em quê?

@helenfernanda Como não tem mais trocador, se você não tem o cartão de transporte coletivo você simplesmente não pode andar de ônibus. No meu caso, nunca ganhei vale transporte porque não valia a pena, mas a falta do cartão deve ser mais comum para quem tem trabalho informal.

(continua)

@helenfernanda Como não tenho patrão colocando crédito no meu cartão todo mês, e não uso cartão no dia-a-dia (ando de bicicleta), quando eu ando de ônibus preciso abrir um aplicativo do cartão para gerar o código PIX, depois passar para o aplicativo do banco para fazer o PIX, e esperar um número de minutos desconhecido até a transação ser aceita. Cartão de débito seria muito mais rápido.

(continua)

@helenfernanda

Felizmente onde moro tem uma farmácia em cada esquina, porque fora isso os lugares onde eu poderia comprar um cartão (quando ainda não tinha) eram todos distantes o suficiente que eu precisaria de um ônibus para chegar lá...

Imagino que o cartão próprio facilite de alguma forma na integração (de um ônibus para o outro, de balsa para ônibus ou vice-versa), mas não pensei nisso ao ponto de saber se é o motivo.

@lffontenelle Você está falando de TRÊS COISAS completamente diferentes. Vamos organizar as ideias.

O seu PRIMEIRO problema é com a falta de COBRADORES de ônibus. Isso realmente faz falta. Em Goiânia, a profissão de cobrador foi extinta há décadas, muito antes de criarem o cartão de ônibus.

O seu SEGUNDO problema é com o fato de ainda não aceitarem cartões de débito em Vitória. Realmente, a cidade está atrasada nisso. Em Goiânia, já faz mais de 10 anos que aceitam e nem foi a primeira cidade a aceitar. Em Brasília, que é bem atrasada em transporte público, só começaram a aceitar no ano passado.

Logo, você não tem problema nenhum com CARTÃO DE ÔNIBUS, você tem problema com a falta de opções para pagar ônibus.

Nas cidades onde tem CARTÃO DE ÔNIBUS, ele é ótimo para fazer baldeação entre linhas sem pagar uma segunda pasagem. Não reclame do cartão, você só não é o público-alvo dele.

@helenfernanda

Concordo que se o cartão de débito fosse uma opção, o cartão de ônibus não me incomodaria em nada -- até porque, sem trocador, não haveria outra opção.

@lffontenelle Eu ainda acho que o cartão de ônibus não te atrapalha em nada. O que te atrapalha é a FALTA de opções, isso sim.

Se você morasse numa cidade que só vendesse picolé de milho, seu problema não seria com o picolé de milho, mas sim com a falta de opções de sabores. 😂

@lffontenelle Sim, é que eu achei que você tinha terminado, mas teve um outro post com o que eu já tinha respondido.